Copa São Paulo trouxe consagrados para Rio Preto - Cidade Clube - O Clube do Esporte

Últimas

Cidade Clube - O Clube do Esporte

O Clube do Esporte

26/12/2016

Copa São Paulo trouxe consagrados para Rio Preto

Neymar em ação no Teixeirão
A tradicional Copa São Paulo de Futebol Junior é o celeiro mais tradicional de craques do futebol nacional, diversos craques disputaram a competição e a cidade de São José do Rio Preto recebeu alguns deles. Recebendo a competição desde 2006, onde o América foi campeão, diversos jogadores consagrados passaram pelo gramado do Teixeirão nos início de cada ano.

O Cidade Clube pesquisou alguns jogadores que passaram pela cidade. Em 2006 o time do Cruzeiro fez parte do grupo com sede no Benedito Teixeira, a equipe mineira daquele ano tinha em seu elenco e como grande craque do time o meio campista Guilherme, hoje no Corinthians, além dele faziam parte do elenco os zagueiros Leandro Amaro (com passagens pelo Palmeiras) e Thiago Heleno (atualmente no Atlético Paranaense), o treinador do time azul era Ricardo Drubscky, mas no dia anterior ele foi diagnosticado com pneumonia dando espaço pro auxiliar Enderson Moreira (treinador atualmente do América Mineiro)

Em 2007 foi a vez do Goiás ter sua sede em nossa cidade, com menos investimento do que times considerados grandes, nenhum jogador de projeção nacional participou do time esmeraldino. Neste ano o América Futebol Clube foi eliminado pelo Bahia na segunda fase da competição.

O ano de 2008 movimentou o Teixeirão com a equipe do Corinthians sendo o visitante de maior destaque, apesar de ser um dos maiores campeões da competição, a equipe alvinegra foi eliminada pelo Fortaleza, nos pênaltis após empate em 2x2 e não projetou  nenhum jogador consagrado.

2009 foi o ano que Neymar passou o início de janeiro em São José do Rio Preto, o jogador que dispensa apresentações estava junto de Rafael, atualmente goleiro do Napoli, Alan Patrick, meio campista que disputou o Brasileirão pelo Flamengo e o atacante André, atualmente no Sporting de Portugal. Na segunda fase da competição, o time do atacante do Barcelona e da seleção brasileira foi eliminado pelo Cruzeiro, no Teixeirão. O time de Minas Gerais tinha Dudu, campeão brasileiro pelo Palmeiras como grande destaque, e eliminou o Peixe com gol de Bernardo, que depois se destacou no Vasco da Gama. Em 2010 a cidade não sediou a competição alegando corte de gastos, o América disputou a Copa na cidade de Ribeirão Preto, enquanto o Rio Preto foi até Louveira.

No ano de 2011 a competição voltou a ser sediada no Teixeirão, o Atlético Mineiro foi o visitante considerado grande e no último jogo eliminou os donos da casa com uma goleada de 6x0, o zagueiro Jemerson, atualmente no Mônaco, defendia o Galo Mineiro. Naquele ano o artilheiro da competição foi Guilherme Delatorre, defendendo o Desportivo Brasil, e que nasceu em Rio Preto. Em 2012 o Cruzeiro retornou a cidade para disputa da Copinha e trouxe junto ao elenco Lucas Silva, o volante que começou a se destacar defendendo o clube mineiro no Teixeirão e que defende hoje o Real Madrid. 
Fluminense no Teixeirão

O craque da edição de 2013 veio de casa, apesar do Flamengo ser o grande time do grupo daquele ano, Luan Guilherme, atacante hoje do Grêmio se destacou pelo América e junto com Kairon e Guilherme Rato foram negociados pro time gaúcho logo após a competição.

2014, foi a vez da cidade abrigar o Fluminense na competição, o elenco carioca contava com Gerson, meio campista que hoje defende a Roma da Itália, Marlon, zagueiro do Barcelona da Espanha, e Gustavo Scarpa, destaque do próprio Fluminense no Brasileiro deste ano.

A última edição da Copa São Paulo no Teixeirão foi em 2015, o Grêmio disputou a primeira, segunda e terceira fase no estádio, mas ainda nenhum jogador daquele ano teve grande destaque nacionalmente. 

Em 2016 a competição se transferiu pro Anísio Haddad e contou com o Sport Recife e Atlético Paranaense como times de destaques do grupo. Em 2017 o grupo será composto por Botafogo, Sergipe, e Alecrim. 

A competição de 2017 marca a 48ª edição e  tem início dia 3 de janeiro, às 19 horas, com o duelo Rio Preto x Sergipe, no Rio Pretão, com entrada gratuita.

Wesley Campofredo