Armador do Clube Monte Líbano vai defender Seleção Brasileira no Mundialito - Cidade Clube - O Clube do Esporte

Últimas

Cidade Clube - O Clube do Esporte

O Clube do Esporte

08/01/2015

Armador do Clube Monte Líbano vai defender Seleção Brasileira no Mundialito

O armador rio-pretense Rodrigo Del'Arco, 35 anos, também conhecido como Diguinho, do Clube Monte Líbano, embarcou na manhã desta quinta-feira (8) para o Rio de Janeiro. Ele defenderá a Seleção Brasileira de Basquete 3x3 no Mundialito da modalidade, neste próximo domingo (11), no Parque dos Patins, na Lagoa, zona Sul da capital Carioca. O evento terá transmissão ao vivo durante o programa Esporte Espetacular, da TV Globo.

"Recebi a notícia da convocação no final do ano passado, assim que a Confederação Brasileira de Basquete (CBB) divulgou o Mundialito. Este ano são quatro equipes, sendo duas do Brasil, uma de Denver (EUA, melhor classificada no Continente Americano) e uma da Sérvia, campeã mundial", disse Diguinho, que também é coordenador técnico do projeto "Encestando um Sorriso", do Clube Monte Líbano.

Diguinho vai defender o Brasil Verde, junto com Rogério Klafke, Alessandro Casé e Guto. O Brasil Amarelo será formado por Marcellus Sarmento, Jordan Burger, Carlos Silva Júnior e Juninho.

Com participação nos Jogos Olímpicos de Atlanta (1996) e medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Winnipeg (1999), Rogério teve destaque em 2014 no basquete 3x3. Aos 43 anos, ele foi campeão, ao lado de Casé, da Copa América de Basquete 3x3, em janeiro, no mesmo local do Mundialito. Na ocasião, o Brasil derrotou na final o Denver, dos Estados Unidos, equipe que lidera o ranking americano e estará na competição no dia 11 de janeiro.

“Temos uma expectativa de grande equilíbrio no Mundialito. O basquete 3x3 vem crescendo e se tornando cada vez mais atraente para quem gosta de basquete. Tomara que tenhamos sucesso na competição e conquistemos o título”, disse Rogério.

A outra equipe que disputará o Mundialito será o Novi Sad, da Sérvia, atual líder do ranking mundial da FIBA, campeão do FIBA 3x3 All Stars, em Doha, no Qatar, e campeão do FIBA 3x3 World Tour de Tóquio, no Japão.

Os jogos do basquete 3x3 são realizados com duas equipes de três jogadores e um reserva que se enfrentam em meia quadra. A primeira disputa internacional foi realizada nos Jogos Olímpicos da Juventude, em Cingapura, em 2010. O Brasil esteve presente nos Campeonatos Mundiais de 2012 (Espanha), 2013 (Indonésia) e 2014 (Rússia) e é o atual campeão masculino e vice feminino do Campeonato Mundial Universitário.

Tabela do Mundialito
Local: Parque dos Patins / Lagoa (Rio de Janeiro)

Dia 11 de Janeiro (Domingo)
Jogo 1 – Brasil Amarelo x Brasil Verde
Jogo 2 – Denver (Estados Unidos) x Novi Sad (Sérvia)
Jogo 3 – Disputa de 3º lugar: Perdedor Jogo 1 x Perdedor Jogo 2
Jogo 4 – Final: Vencedor Jogo 1 x Vencedor Jogo 2

A temporada 2014 do 3x3 no Brasil

Em 2014, a CBB realizou e organizou o FIBA World Tour Rio de Janeiro, o CBB 3x3 Nacional Etapa Final, o CBB 3x3 Etapa Rio de Janeiro, a Seletiva Nacional Sub-18 para os Jogos Olímpicos da Juventude, o Torneio SP 3x3, o 3x3 Universitário Etapa Ribeirão Preto, as Clínicas Técnicas de 3x3 nos Jogos Escolares da Juventude (Londrina e João Pessoa) e a 1ª Copa América de Basquete 3x3, que teve transmissão da TV Globo, a primeira em tevê aberta para o mundo. Além disso, a CBB apoiou o 2º Campeonato Mundial Universitário de Basquete 3x3 e a Liga do Desporto Universitário.

Vinicius/TodoSports