Ala da ADR/Smel vai defender o Brasil no Mundial de Toronto, no Canadá - Cidade Clube - O Clube do Esporte

Últimas

Cidade Clube - O Clube do Esporte

O Clube do Esporte

31/05/2014

Ala da ADR/Smel vai defender o Brasil no Mundial de Toronto, no Canadá

A ala Rosália Ramos da Silva, da Associação Desportiva Riopretense (ADR/Smel), de São José do Rio Preto, foi convocada para defender a Seleção Brasileira Feminina de Basquete sobre Rodas no Mundial, de 17 a 29 de junho, em Toronto, no Canadá. Ela embarca na próxima quinta-feira (5) para São Paulo, onde o selecionado brasileiro vai realizar uma fase de treinos. O embarque para o Canadá está marcado para o próximo dia 16. O Brasil vai integrar o grupo formado pela seleção anfitriã, China, Grã-Bretanha, Japão e a atual campeã paralímpica Alemanha.

"O nosso grupo de atletas está sendo reformulado porque o pensamento é as Paralimpíadas do Rio 2016. Por isso, nosso objetivo maior é ficar entre as cinco melhores seleções do Mundo", disse Rosália, que está na ADR/Smel desde a sua fundação, em 2012. Antes disse, a ala foi atleta do Clube Amigos dos Deficientes (CAD/Vetnil/Smel/3M/Lei Paulista de Incentivo ao Esporte). "Fui convocada muitas vezes, mas sempre a última é a mais especial", acrescentou a jogadora de 44 anos e que tem orgulho de ter ajudado o Brasil a conquistar a medalha de bronze nos Jogos Paralímpicos de Guadalajara, no México, em 2011.

Natural de Recife-PE, Rosália se considera carioca de coração. "Fui com um ano de idade para São Cristovão no Rio de Janeiro e só saí de lá para morar aqui em Rio Preto-SP", conta a ala da ADR/Smel. "Me considero carioca de coração e aprendi a amar Rio Preto, uma cidade ótima de se viver", acrescentou.

Aos 10 anos ficou paraplégica devido a uma melite transversa na medula. Aos 18 anos, Rosália iniciou no paratletismo disputando provas de 100 e 200 metros pela Sadef-RJ. Dois anos depois, ela conheceu o basquete sobre rodas na própria entidade carioca e nunca mais saiu deste esporte. "Na Sadef foi tricampeã carioca de basquete e acabei chegando ao CAD de Rio Preto e desde 2012 na ADR/Smel", disse Rosália, que vai defender a ADR contra a ADD Magic Hands neste sábado (31), às 15 horas, no Sesi de Guarulhos, pelo primeiro turno do Campeonato Paulista da modalidade.

Vinicius/TodoSports